Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Comissão de Agricultura aprova projeto para impedir importação de café do Peru

Ministério da Agricultura liberou a importação, após aprovar requisitos fitossanitários para o café em grão

Fonte: Heberth Xavier/Arquivo Pessoal

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, dia 5, por unanimidade, o projeto que proíbe o Brasil de importar café do Peru. O projeto de Decreto Legislativo 81, de autoria do deputado federal Max Filho (PSDB/SP), suspende a decisão do Ministério da Agricultura (Mapa) que liberou a importação do café peruano.

De acordo com Max Filho, a medida do Mapa poderia “trazer grandes prejuízos para a cafeicultura brasileira”, que já enfrenta dificuldades com a queda dos preços no mercado internacional. 

Em sua decisão, o Ministério aprovou os requisitos fitossanitários para o café em grão produzido no Peru, o que autoriza sua importação. O relator do projeto, deputado federal Dilceu Sperafico (PP/PR), explicou que, após a repercussão negativa de sua decisão, o Ministério editou outra instrução normativa suspendendo temporariamente a importação, até a apresentação, pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária, de um plano de trabalho. Se atendidas essas condições, a importação será novamente liberada. 

– Os danos à economia nacional serão inevitáveis – afirmou Sperafico. 

Max Filho acrescentou que o Brasil, maior produtor mundial de café, não tem motivo para importar o produto peruano. 

O projeto, aprovado na Comissão de Agricultura, será analisado agora pelo Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário da Câmara antes de ser encaminhado ao Senado.    

Sair da versão mobile