Em 2014, o levantamento identificou um estoque privado de 15,2 milhões de sacas de 60 quilos de café, volume 9,2% superior ao de 2013, que alcançava 13,9 milhões de sacas. O café do tipo arábica continua predominante no estoque privado nacional, correspondendo a 93% do total do café, enquanto o conilon representa apenas 7%.
Conforme a Conab, na pesquisa serão coletadas informações sobre volume, tipo, distribuição espacial e por segmento dos armazenadores. A posição do estoque corresponderá ao dia 31 de março deste ano, quando entra a nova safra do produto.
A estatal argumenta que os dados são importantes para estimar os estoques de passagem e dar conhecimento do balanço de oferta e demanda do produto no país, o que servirá para a formulação de políticas públicas para o setor. De acordo com a gerência de Informações Técnicas da Companhia, responsável pela pesquisa, os números levantados somente serão divulgados de forma consolidada, preservando o sigilo da informação individualizada. Quem não receber o formulário até 7 de abril deve entrar em contato com o setor, utilizando o e-mail [email protected]. Mais detalhes podem também ser encontrados na página da Conab na internet.