A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai elaborar um cronograma de auditoria nos estoques privados de café conilon no Espírito Santo, Bahia e Rondônia, informou o Ministério da Agricultura (Mapa), em nota. Conforme a pasta, a operação das unidades armazenadoras será acompanhada por representantes dos setores da produção, indústrias de café solúvel e torrefadores, visando definir com precisão o volume disponível para comercialização.
“O que se pretende é esclarecer qual a efetiva e imediata disponibilidade de café conilon para orientar o Ministro da Agricultura na decisão de incluir o café na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum)”, esclareceu o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.
A inclusão nessa lista visa criar condições para eventual importação de café pelo setor industrial como complemento ao abastecimento interno, caso o volume de estoque encontrado não seja suficiente para atender ao consumo até o início da safra em março. Como a próxima reunião da Câmara do Comércio Exterior (Camex) está agendada para 15 de janeiro, o ministério informou também que o resultado da auditoria deverá ser apresentado em tempo hábil.