A fase nacional do principal concurso de cafés especiais, Cup of Excellence – Pulped Naturals 2015, será realizada entre os dias 5 e 9 de outubro, na sede da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), em Varginha, no sul de Minas. Uma pré-seleção das 361 amostras inscritas no certame, encerrada na sexta, dia 11, levou à aprovação de 99 lotes, originários de oito regiões produtoras do Brasil. O concurso seleciona apenas grãos produzidos no País por via úmida (cereja descascado ou despolpado).
Segundo a BSCA, a região com mais cafés aprovados é a Indicação Geográfica da Serra da Mantiqueira de Minas, com 38 amostras (38,4%). Na sequência, vêm: 13 lotes do Sul de Minas (13,1%); 11 da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro (11,1%); 10 da Chapada Diamantina na Bahia (10,1%); 8 das Matas de Minas (8,1%); 8 da Indicação Geográfica do Norte Pioneiro do Paraná (8,1%); 7 das Montanhas do Espírito Santo (7,1%); e 4 da Média Mogiana em São Paulo (4,0%).
Os cafés que forem aprovados na etapa nacional estarão automaticamente classificados para a fase internacional do concurso, que ocorrerá na semana seguinte, no Palace Hotel, em Poços de Caldas (MG), com a cerimônia de premiação dos vencedores programada para 16 de outubro.
O Cup of Excellence nasceu, em 1999, no Brasil, com o objetivo de selecionar os melhores grãos colhidos em cada safra, que tenham alta qualidade e sejam adequados ao mercado de cafés especiais, visando a comercialização por meio de leilão internacional pela internet. Os preços alcançados nesses pregões chegam a superar em mais de 2.000% os valores de referência na Bolsa de Nova York, principal plataforma mundial de comercialização do produto.
O certame é realizado pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), com patrocínio do Sebrae.