Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cooxupé embarca primeiros lotes de café em sacaria de papel

Estudo indica que a embalagem pode preservar as características originais do café verde por mais tempo, além de ser reciclável e facilitar acomodação em contêiner

Fonte: Cooxupé/divulgação

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, identificou na sacaria de papel uma nova forma de embarcar os grãos, do tipo arábica, para o exterior. O primeiro embarque aconteceu em dezembro para uma torrefadora da Itália, que ainda tem mais 16.700 sacas para receber com a nova embalagem nos próximos meses.

Com capacidade de 30 quilos, este tipo de sacaria começou a ser desenvolvido pela Cooxupé em 2014, em parceria com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. A cooperativa está entre as primeiras brasileiras a utilizar esta embalagem nos embarques, informa a Cooxupé, em comunicado. 

Na comparação com a sacaria de juta de 60 quilos, a embalagem de papel, segundo o estudo que está sendo realizado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG), apresenta maior potencial para a preservação das características originais do café verde por mais tempo. É também mais sustentável e reciclável.

O gerente da Divisão de Logística e Operação da Cooxupé, Carlos Henrique Escudero Filho, informa que esse tipo de embalagem é interessante porque é mais fácil perceber se foi violada, trazendo maior segurança. Além disso, esta sacaria fica mais bem acomodada dentro do contêiner, permitindo aproximadamente o embarque de 1 mil quilos de café a mais. 

“Outro diferencial é que facilita a retirada por serem mais leves que as sacas de 60 quilos”, explica Escudero. 

Sair da versão mobile