Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cooxupé estima safra brasileira de 45 mi de sacas de café em 2017

Cooperativa estima uma demanda interna de 20 milhões de sacas e uma exportação até 35 milhões de sacas

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), maior exportadora de café do País, estima a safra brasileira da commodity em 45 milhões de sacas de 60 kg em 2017, das quais entre 35 milhões e 38 milhões de sacas de arábica e o restante em conilon.

Já a produção na área da cooperativa – no Sul de Minas, Alta Mogiana, Norte de São Paulo e Cerrado Mineiro – deverá recuar 17%, por conta da bianualidade da cultura e também por problemas climáticos.

“Não teremos a compensação de outras regiões que têm bianualidade invertida, basicamente a Zona da Mata (mineira)”, disse Lúcio Araújo Dias, superintendente Comercial da Cooxupé. Com isso, a demanda pelo café brasileiro, segundo a Cooxupé, deve superar a oferta em um cenário de estoques praticamente zerados no País e também na cooperativa. 

“O estoque da Cooxupé é 3,8 milhões de sacas e praticamente está vendido, com 2,5 milhões já contratadas e 1,3 milhão que serão vendidas”, disse. “Vamos chegar ao início da safra (2017) praticamente zerados e será difícil atender a demanda” completou Dias durante a 16ª Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), na cidade do Sul de Minas Gerais.

A cooperativa estima uma demanda interna de 20 milhões de sacas e uma exportação entre 32 milhões e 35 milhões de sacas. 

Sair da versão mobile