O estudo foi realizado durante quatro anos em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – e nos equipamentos para a produção mensal inicial de até 500 quilos do insumo.
A Cooxupé é a primeira cooperativa a investir no produto, cujo processo de extração é feito por meio de prensagem a frio, o que mantém intactas as propriedades do óleo de café verde. Além de propriedades antioxidantes, regenerativas e anti-inflamatórias, o óleo de café tem como vantagem substituir insumos animais no processo produtivo dos cosméticos.
O primeiro cliente da cooperativa mineira é a Cia Cosmética, empresa recém-inaugurada em Guaxupé. A demanda anual pelo óleo de café verde da Cia Cosmética será de 2.100 quilos (175 quilos por mês), que consumirão 525 sacas de café para serem produzidos. Serão produzidos 14 produtos da marca Attratto na unidade fabril.
A Cooxupé informou que negocia com outros clientes do setor a venda do óleo de café para que possa atingir a capacidade produtiva da unidade, mas “por questões estratégicas” não revelou quais são as companhias. A cooperativa não informou a expectativa de faturamento com o óleo, pelo fato de o projeto estar na fase inicial. Já a Cia Cosmética espera uma receita anual de R$ 12 milhões com os produtos feitos a partir do óleo de café verde.