Copa do Mundo vai incentivar consumo de produtos orgânicos

Para que haja oferta suficiente durante a Copa, entidades promovem palestras no interior do BrasilA Copa do Mundo de 2014 vem atraindo novos interessados na agricultura orgânica. Durante o evento, o governo pretende incentivar a venda e o consumo destes produtos. Para que haja oferta suficiente durante a Copa, entidades como o Sebrae promovem palestras no interior do Brasil. Nesta quarta, dia 23, foi a vez de Ibiúna, há 70 quilômetros da capital paulista.

Em 1998 Antônio Dias de Oliveira estava decidido a desistir da agricultura. Foi quando conheceu a produção de orgânicos e resolveu apostar. Ele começou com menos de um hectare.

O produtor tem hoje cinco hectares com plantio de orgânicos na região de Ibiúna. Além disso, há dois anos firmou parceria com outro produtor e juntos investiram mais de R$ 300 mil para construir essa área de cultivo protegido. Um detalhe interessante é que o dinheiro aplicado na nova estrutura veio da venda dos produtos orgânicos já cultivados.

? A gente sentiu que estava dando certo e viu a oportunidade ? relata o produtor rural.

A demanda por produtos orgânicos deve continuar crescendo. Na Copa do Mundo de 2014 vai haver um incentivo ao consumo destes alimentos. Pensando nisso, entidades públicas e privadas vêm realizando encontros.

É a chamada Caravana Copa Orgânica que pretende incentivar novos produtores a entrar no negócio. Vão ser visitados mais de 36 municípios, ao redor das 12 cidades escolhidas como sede da Copa do Mundo de 2014.

? O objetivo principal é visando a Copa de 2014, tem todo um trabalho sendo feito, até por exigência da Fifa e o orgânico está fortemente relacionado com a sustentabilidade e de qualidade de vida do produtor principalmente e do consumidor ? explica o consultor Moacir Kretzmann.

João Luiz Brandão Martins Junior viajou mais de 120 quilômetros de Itapetininga até Ibiúna para saber mais sobre agricultura orgânica.

? No meu caso é aumentar produtividade. Eu trabalho com banana, manter produtividade sem uso de aditivos. Se eu conseguir vou transformar tudo em agricultura orgânica ? conta.

Quem já investiu não se arrepende.

? Sentimento bom e estamos acreditando cada vez mais ? conclui o produtor.

Nesta quarta, dia 23, a caravana parte para Colombo, no Paraná, a 40 quilômetros de Curitiba. Produtores interessados em participar desta e das demais palestras pelo Brasil devem se inscrever no site da Caravana.