A epidemia de coronavírus deve ter um impacto significativo sobre as operações da rede de cafeteria multinacional Starbucks na China no segundo trimestre fiscal, reduzindo a expectativa de receita no país em algo entre US$ 400 milhões e US$ 430 milhões, disse a companhia nesta quinta-feira, 5.
A rede também prevê que as vendas nas lojas no país asiático devem cair cerca de 50% ante igual período do ano fiscal anterior. Antes do surto, a expectativa era de um aumento de aproximadamente 3%.
A Starbucks acredita que quase todas as suas lojas devem estar abertas até o fim do trimestre e que o tráfego em todo o período deve melhorar levemente em relação a fevereiro, quando houve forte queda.
Segundo a companhia, mais de 90% de suas lojas na China estão abertas, mas operando sob “protocolos de segurança elevados”, com amplo uso de pedidos por dispositivos móveis para evitar contato entre funcionários e clientes.
Além disso, a maioria das lojas na China está operando com horários reduzidos, e algumas estão oferecendo apenas serviços de entrega. O desenvolvimento de novas lojas no país asiático está suspenso, disse a Starbucks, e a abertura de algumas lojas prevista para o ano fiscal 2020 deve ser adiada para o ano fiscal 2021.
A Starbucks disse que, até agora, não há sinais perceptíveis de impacto do coronavírus sobre as operações da companhia nos Estados Unidos.