Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Departamento de Agricultura dos EUA revisa para baixo safra brasileira de café

De acordo com o órgão norte-americano, o país deve produzir 62,6 milhões de sacas no ciclo 2022/23

O escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de São Paulo revisou para baixo sua estimativa para a produção brasileira de café na safra 2022/23. O ciclo em questão compreende o período que vai de julho deste ano a junho de 2023.

+ Algodão: custo de produção apresenta leve queda em Mato Grosso

Na nova divulgação do USDA, a colheita de café pelo Brasil foi projetada em 62,6 milhões de sacas de 60 quilos, representando queda de 1,7 milhão de sacas em comparação com a estimativa anterior. No entanto, a previsão ainda é superior em 4,5 milhões de sacas em relação à safra passada, 2021/22.

“Baixos volumes de chuva durante os meses de inverno”

A produção de arábica foi revisada para baixo, para 39,8 milhões de sacas, uma queda de 1,7 milhão de sacas em comparação com a previsão anterior. Problemas relacionados ao clima, “como chuvas abaixo da média até setembro de 2021, geadas durante junho/julho de 2021 e tempo mais quente do que o normal em março/abril de 2022, associado aos baixos volumes de chuva durante os meses de inverno, comprometeram o resultado inicial esperado da produção para a safra atual, principalmente nos estados do Sudeste”, argumentou o USDA. A estimativa de produção de robusta (conilon) manteve-se inalterada em 2,2 milhões de sacas.

Em setembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, em seu terceiro levantamento, que a produção brasileira de café em 2022/23 está estimada em 50,38 milhões de sacas (32,41 milhões de sacas para o café arábica e 17,97 milhões para o café robusta), um aumento de 5% em comparação com 2021/22 (47,73 milhões de sacas).

Mercado de exportação para o café brasileiro

Café - preço do café
Foto: Divulgação

O USDA mostra, ainda, que a exportação brasileira de café para a safra 2022/23 está projetada em 36,65 milhões de sacas, uma queda de 2,4 milhões de sacas em comparação com a estimativa anterior, refletindo o fluxo comercial atual e a continuidade de gargalos logísticos. Desse total, 33 milhões de sacas são de grãos verdes, enquanto as exportações de café solúvel são estimadas no equivalente a 3,6 milhões de sacas.

_______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile