Diferença entre cotações de arábica e robusta é a menor desde janeiro de 2014

Proximidade da colheita do arábica, que deve ser mais volumosa, influencia queda das cotações

Fonte: Suelen Farias/Canal Rural

Os preços dos cafés robusta e arábica estão firmes neste início de maio, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Já no correr de abril, houve queda nos valores do arábica e alta nas cotações do robusta – ambos tipo 6, levando a um estreitamento da diferença média entre ambos, que foi de 87,37 reais/saca de 60 kg no mês, a menor desde janeiro de 2014. 

Em abril, o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, teve média de R$ 466,70/saca de 60 kg, quase 5% inferior à de março. Já o Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6 peneira 13 acima subiu 4% na mesma comparação, a R$ 379,33/saca de 60 kg em abril. 

Além da proximidade da colheita da safra 2016/2017 de arábica, que deve ser mais volumosa, os preços da variedade caíram em abril, influenciados por recuos na Bolsa de Nova York (ICE Futures). Quanto ao robusta, a expectativa de menor produção na nova temporada e de maior percentual de grãos de peneiras miúdas vêm sustentando as cotações, de acordo com o Cepea.