Foram meses de campanha, dois candidatos na disputa e pelo menos 2,5 mil sócios plenos, os que têm direito a participar das eleições em todo o país. No último dia, pouco antes da apuração estavam ali os concorrentes num páreo duro da competição.
Paulo Farah, que está à frente do Conselho de Administração da ABQM, disputa a presidência pela primeira vez. É criador, competidor e promete renovar a associação.
Ovídio Ferreira, o outro candidato, é presidente da ABQM há 16 anos. Ele fez da experiência o seu trunfo de campanha e promete melhorias na entidade.
A ABQM é a maior associação da raça equina do Brasil. Foi fundada há 40 anos e faz um trabalho de reconhecimento e valorização desta raça que, além da lida no campo, se destaca nas competições pelo Brasil. A ABQM tem 12 mil sócios, mas o número de criadores e proprietários no país chega a 56 mil. O plantel, que de certa forma explica a importância desta eleição, passa de 340 mil animais.
A apuração dos votos começou nesta sexta às 16h da tarde, sem favoritismo como se previa. O nome do novo presidente da ABQM só deve ser conhecido por volta da meia noite, para quando está previsto o fim da apuração dos votos.