A empresa disse que o atraso na liberação dos recursos ocorreu “em função de prazos burocráticos.” O acordo anterior, feito no dia 27 de outubro, era de que os pagamentos seriam realizados entre 8 e 12 de novembro, de uma só vez, graças a um empréstimo no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador, em conversa com executivos da companhia na última terça-feira foi explicado que os pagamentos foram prejudicados devido à não finalização do registro da cédula bancária do empréstimo com o Banrisul.
– Infelizmente, só nos resta aguardar o final desse novo prazo para que a empresa cumpra o prometido. Ainda estou confiante de que o pagamento ocorra dessa vez ? afirmou Folador em entrevista à Agência Estado.
Segundo ele, o atraso das dívidas da Doux com os integrados já passa de cinco meses e, embora não exista um levantamento total da dívida, há casos de produtores que esperam pagamento de mais de R$ 220 mil.
? Apesar de eu estar otimista, conversei com alguns produtores e eles já não tem mais confiança na empresa, estão totalmente descrentes ? disse.
? Para se ter uma ideia, alguns produtores tiveram a luz cortada, porque não tinham dinheiro para pagar a conta. Se não houver o cumprimento (do prazo de pagamento) dessa vez, aí vamos ter que sentar com os produtores novamente e discutir o que vamos fazer ? completou.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elton Weber, também está preocupado com o novo descumprimento do cronograma de pagamentos da Doux. “A indignação dos produtores é muito grande e precisamos de uma posição clara, concreta e definitiva para o problema. Não havendo solução, a Comissão de Integrados da Fetag definirá, a partir de 1º de dezembro, as ações e os encaminhamentos”, afirma, em nota. A Fetag-RS possui uma comissão de integrados que acompanha as negociações com a Doux.