Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa formaliza saída de pesquisador da GTE

Empresa confirmou reestruturação em suas unidades, mas negou o desmonte do serviço de gestão territorial estratégicoO boletim de comunicação administrativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) publicou nesta quinta, dia 17, a destituição do pesquisador Claudio Spadotto da chefia do núcleo de Gestão Territorial Estratégica (GTE) da Embrapa Campinas. O afastamento formal ocorreu um dia após o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, ter determinado a recomposição do serviço, ameaçado de desmantelamento pela atual administração do Centro de Monitoramento por Satélite (CMS), ao qual o GTE era su

O desmonte do GTE, área de excelência da estatal, foi denunciado pelo jornalista Rodrigo Lara Mesquita em artigo assinado na seção Espaço Aberto, na edição do jornal O Estado de S. Paulo de terça, dia 15. De acordo com ele, a equipe do centro desenvolveu sistemas inéditos, baseados no uso de satélites, para realizar desde o monitoramento de queimadas e desmatamentos na Amazônia, até o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em todo o país.

Em nota, a Embrapa confirmou reestruturação em suas unidades, mas negou o desmonte do serviço de gestão territorial estratégico. Em resposta à manifestação da Embrapa em defesa do diretor do CMS, Mesquita lembrou que o esvaziamento do GTE escandalizou até os responsáveis pela coordenação do PAC, em visita à unidade em março de 2010.

Relatórios encaminhados ao Ministério do Planejamento e à Casa Civil apontaram as dificuldades que o núcleo enfrentava e levaram o Ministério do Planejamento e a coordenação do PAC a considerar a unidade incapaz de receber os R$ 6 milhões previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O boletim da Embrapa torna efetiva a dispensa de Claudio Spadotto que, segundo o documento, ocorreu no dia 7. Spadotto, que está em férias, ficou surpreso com a destituição, já que o ministro afirmara, no dia anterior, que nenhuma medida fosse tomada sem que fosse consultado.

Sair da versão mobile