Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Embrapa inaugura laboratório virtual na China

Novo Labex terá foco nas áreas de recursos e melhoramentos genéticosA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) inaugura, nesta quarta, dia 13, em Pequim, o seu quarto laboratório virtual no exterior. O Labex China será coordenado pela Embaixada brasileira em Pequim e a inauguração ocorre na sede da Chinese Academy of Agricultural Sciences (CAAS), instituição de pesquisa com a qual a Empresa assinou um memorando de entendimento em junho de 2010. A cooperação atende a um dos itens previstos no Plano de Ação Conjunta 2010-2014, assinado pelos governos

O Labex China terá foco nas áreas de recursos e melhoramentos genéticos, biocombustíveis e agroenergia, processamento de alimentos, produção animal, agroecologia, pastagens, entre outras.

O projeto Labex foi criado em 1998, para fomentar a cooperação científica e tecnológica com outros países. Trata-se de um laboratório virtual que não dispõe dos recursos de um laboratório convencional. As equipes compartilham os meios físicos com as instituições parceiras. Atualmente, a Embrapa conta com Labex nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Europa (na Inglaterra e na França).

Outros acordos

A Embrapa também assinou acordos de cooperação com a Chinese Academy of Sciences (CAS) e a Chinese Academy of Tropical Agricultural Sciences  (CATAS). Pesquisadores da Embrapa já desenvolvem projetos em conjunto com essas instituições. Com a assinatura, espera-se aumentar a abrangência nas cooperações.

? A CAS tem instalações de ponta em biotecnologia e nanotecnologia e a CATAS atua  em agricultura tropical. Queremos manter pesquisadores do Labex China também nessas instituições ? explica o pesquisador da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, Roberto Sainz.

A inauguração do Labex China e a assinatura dos acordos com CAS acontecem paralelamente à reunião de cúpula dos BRICs ? bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia e China. Nesse ano, a África do Sul participará do encontro pela primeira vez. A reunião, marcada para quinta, dia 14, em Sanya, no sul da China, contará com os chefes de estado dos cinco países emergentes.

? Temos álcool nos tanques para honrar contratos ? disse.

Sair da versão mobile