O que o Estradeiro Aprosoja encontrou durante a expedição foram estradas que, cheias de buracos, sentem as consequências do tempo, e outras inúmeras ainda sem pavimentação. É o caso da MT-020, que, construída na década de 1960, tem todo o trajeto de chão.
As péssimas condições da rodovia de 285 quilômetros que interliga importantes municípios agropecuários ? de Paranatinga a Canarana ? gera, além de danos aos veículos, lentidão ao transporte de cargas. Um trajeto de 80 quilômetros chega a levar cinco horas e meia para ser percorrido.
O estado precário das pistas aproxima mais a região a Goiânia, capital de Goiás, do que a Cuiabá. Se estivesse asfaltada, a distância até a capital mato-grossense seria reduzida em 200 quilômetros, barateando o frete de insumos.
No ano passado, os produtores da região ficaram esperançosos com a promessa de que a estrada seria pavimentada. Durante alguns meses, esta expectativa ficou ainda maior, com o início das obras de nivelamento da estrada. No entanto, após o fim do período eleitoral, os trabalhos foram suspensos e seguem parados.
O engenheiro é técnico da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso, Taércio Lacerda de Almeida, explica que o motivo da suspensão das obras foi a falta de recursos. Foram gastos cerca de R$ 2 milhões, menos de 10% do orçamento total previsto.
? Temos contratos já feitos, empresas contratadas, mas isso alia-se à questão orçamentária do Estado ? conta o engenheiro.