Estados Unidos ampliam exigência de garantias para vendas de ações a descoberto

Objetivo é evitar manipulação de cotações e ataques especulativosA partir desta quinta, dia 18, a venda de ações a descoberto será regida por novas regras, anunciada pelo Securities Exchanges Comission (SEC), órgão que regula o mercado nos Estados Unidos. O objetivo é evitar a manipulação de cotações em bolsa de valores.

A venda de ações a descoberto é uma técnica de investimento financeiro em que se toma emprestada uma ação, mediante o pagamento de uma comissão, com o objetivo de vender por um valor maior e embolsar a diferença. A ferramenta é perfeitamente legal.

O que o SEC passará a exigir é que corretoras e vendedores apresentem garantias para realizar as operações. Quem não garantir a transação pode ser punido.

As medidas já eram aplicadas a grandes instituições financeiras e foram estendidas a todas as companhias privadas. Com isso, o órgão regulador do mercado americano acredita que poderão ser reduzidos os ataque especulativos contra bancos de investimento e órgãos de refinanciamento hipotecário.