Com a medida, o Brasil passa a ter 20 frigoríficos habilitados a vender para o mercado norte-americano.
Especialistas do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) dos Estados Unidos realizaram missão oficial no Brasil entre 11 de junho e 22 de julho, para verificar as condições sanitárias dos frigoríficos. Eles concluíram, em relatório preliminar, que as duas unidades não trabalhavam em conformidade com o sistema norte-americano de inspeção.
O acordo comercial entre os dois países estabelece que essas missões ocorram anualmente para verificar a equivalência entre os dois sistemas de inspeção. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Nelmon Oliveira da Costa, e o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, viajam nesta quinta-feira, dia 31, para Washington, onde se reúnem com representantes do FSIS, para avaliar o relatório técnico.
No primeiro semestre, foram vendidas 25,1 mil toneladas de carne bovina para o mercado norte-americano, num total de US$ 130 milhões. No mesmo período do ano passado, o Brasil tinha exportado 32 mil toneladas e gerado US$ 148 milhões em dividendos.