Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estados Unidos suspendem importação de carne de dois frigoríficos paulistas

Estabelecimentos exportadores ao país ficam reduzidos a 20O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou, em nota, que dois frigoríficos do Estado de São Paulo, que estavam autorizados a exportar carne bovina para os Estados Unidos, foram desabilitados por técnicos daquele país.

Com a medida, o Brasil passa a ter 20 frigoríficos habilitados a vender para o mercado norte-americano.

Especialistas do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) dos Estados Unidos realizaram missão oficial no Brasil entre 11 de junho e 22 de julho, para verificar as condições sanitárias dos frigoríficos. Eles concluíram, em relatório preliminar, que as duas unidades não trabalhavam em conformidade com o sistema norte-americano de inspeção.

O acordo comercial entre os dois países estabelece que essas missões ocorram anualmente para verificar a equivalência entre os dois sistemas de inspeção. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Nelmon Oliveira da Costa, e o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, viajam nesta quinta-feira, dia 31, para Washington, onde se reúnem com representantes do FSIS, para avaliar o relatório técnico.

No primeiro semestre, foram vendidas 25,1 mil toneladas de carne bovina para o mercado norte-americano, num total de US$ 130 milhões. No mesmo período do ano passado, o Brasil tinha exportado 32 mil toneladas e gerado US$ 148 milhões em dividendos.

Sair da versão mobile