Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Federação alerta para mil demissões no setor avícola gaúcho

Indústrias pedem medidas para amenizar criseCerca de mil funcionários da cadeia avícola foram demitidos nos últimos 15 dias, segundo a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação no Rio Grande do Sul (FTIA-RS). Apreensivos com o quadro, representantes da entidade estiveram reunidos ontem no Ministério da Agricultura em busca de informações sobre o desempenho do segmento.

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), que representa as indústrias, admite a redução de produção para adequar a oferta à demanda do mercado internacional, entretanto, nega a quantidade de desligamentos apontado pelos trabalhadores.

José Eduardo Santos, secretário-executivo da entidade, afirma que algumas empresas entraram em férias coletivas e outras diminuíram um turno de abate.

? Essa é uma situação que está afetando diversas cadeias em todo o mundo. Estamos nos readequando para tão logo seja possível retomarmos os patamares de produção ? afirma Santos.

Para reverter a atual situação, a indústria espera que os governos federal e estadual anunciem medidas que desonerem o setor. Entre os pedidos, está a criação de uma linha de crédito para capital giro, informa o dirigente.

Segundo José Severo, superintendente substituto do ministério, houve queda na produção gaúcha entre 20% e 25% nos últimos dois meses do ano passado. Apesar do atual cenário negativo em decorrência da crise mundial, os bons índices registrados até setembro devem contribuir para o fechamento de 2008 com crescimento na produção em torno de 7% a 8%.

Darci Pires da Rocha, vice-presidente da FTIA-RS, afirma que, dentre as mil demissões, 80% são da indústria avícola, sendo o restante de demais setores da alimentação, como laticínios.

Na semana passada, o frigorífico Nicolini, que abate cerca de 400 mil unidades por dia e processa carne suína e de frango para a Sadia, anunciou que iria dar férias coletivas nas unidades de Garibaldi e Nova Araçá. A medida foi recomendada pela Sadia, que já havia anunciado em dezembro a realização de paradas temporárias no primeiro trimestre de 2009 para diluir estoques.

? O que nos preocupa são esses anúncios. Qual é a dimensão da crise? ? questiona Rocha.

Sair da versão mobile