Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Festas juninas e Copa aquecem vendas de amendoim

Associação do setor estima faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2010, 15% a mais que em 2009, quando a receita foi de R$ 1,3 bilhãoFesta Junina e Copa do Mundo. Esses dois eventos têm aquecido as vendas de amendoim, tanto in natura quanto em snaks torrados e salgados. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) espera crescimento de 15% no faturamento em relação a 2009, com vendas de R$ 1,5 bilhão.

Somente as vendas de doces e aperitivos salgados à base de amendoim durante os meses de maio, junho e julho representam 28% do faturamento total das indústrias do setor durante o ano, segundo a Abicab. Com os jogos e comemorações da Copa do Mundo, a movimentação no mercado de snacks salgados é maior e impulsiona ainda mais as vendas no período. Por isso, estima-se para este ano um aumento de vendas de 50% em relação ao mesmo período de 2009.

Para atender a essa demanda, a produção das indústrias para o período será 60% de snacks de amendoim e 40% de doces à base da oleaginosa. Considerando esses fatores, aliados ao crescimento da economia brasileira, o acréscimo esperado é de 20% em relação ao consumo do ano passado.

? O amendoim é um dos snacks preferidos no Brasil quando se trata de eventos festivos, principalmente a Copa do Mundo, além de ser um produto acessível a todas as classes sociais ? afirma Renato Fechino, vice-presidente do setor de amendoim da Abicab.

O diretor de vendas da empresa Agtal, Cristiano Zakholer, confirma as informações de Renato Fechino. A Agtal é uma empresa com fábricas no Rio de Janeiro e São Paulo, e atua no setor de snaks, com produtos à base de amendoim e castanhas. Seus produtos são distribuídos para diferentes estados do país. Segundo Cristiano, devido a Festa Junina, o volume de vendas deverá aumentar em 15%, mesmo percentual para as de amendoim.

? Embora as festividades juninas venham perdendo força ao longo dos últimos anos, o período ainda gera grandes oportunidades de negócios ? disse Cristiano.

Outro motivo para que o otimismo no setor seja grande são as exportações, que vêm evoluindo a cada ano. Em 2009, o volume de produtos industrializados exportados foi de 2.819 toneladas, superando o esperado em quase 700 toneladas e gerando uma receita de US$ 86 milhões. Para 2010, espera-se que o valor cresça para US$ 107 milhões. Os produtos brasileiros mais valorizados no mundo são pé-de-moleque, paçoca, amendoins temperados e confeitados, sendo que os dois primeiros, campeões de vendas no Brasil estão sendo consumidos em ritmo crescente na América Latina e no Japão.

Tantos números positivos também resultam em geração de empregos. Se em 2009 foram criados mil novos postos de trabalho, a expectativa para 2010 é a criação de 1,5 mil novas vagas, totalizando 17,5 mil empregos no setor. Estima-se que somente na indústria sejam criados mais de 2,5 mil postos temporários no período de abril a julho, além do varejo, que também deve demandar mais de 500 temporários durante as festividades.

Sair da versão mobile