Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fiscalização de fertilizantes contribui para qualidade do produto agrícola

Responsabilidade de fiscalizar insumos usados exclusivamente na agricultura é do Ministério da AgriculturaÉ responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fiscalizar insumos usados exclusivamente na agricultura. Rotineiramente, a produção e comercialização de fertilizantes, inoculantes (bactérias que fornecem nutrientes em simbiose com as plantas) e corretivos (calcário agrícola para adequar a acidez do solo) são acompanhadas por 120 fiscais federais do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIA/SDA). Os profissionais

As empresas que fabricam e importam esses produtos são registradas no Ministério da Agricultura. Hoje, o cadastro do DFIA tem aproximadamente 1,2 mil estabelecimentos produtores e mais de cinco mil comerciantes habilitados a vender fertilizantes, inoculantes e corretivos.

Se bem utilizados na agricultura, esses insumos básicos contribuem para aumentar significativamente a produção de frutas, verduras e legumes. O Brasil é o 4º maior consumidor mundial de fertilizantes minerais (extraídos de rochas). No ano passado, foram utilizadas cerca de 22 milhões de toneladas de insumo, sendo aproximadamente 70% importado. Também em 2009, o consumo de calcário (corretivo) foi de 19 milhões de toneladas e de inoculantes chegou a 25 milhões de doses. 

Fiscalização – No ano passado, foram coletadas sete mil amostras de produtos, representando 1,4 milhão de toneladas. A divulgação dos resultados deve ocorrer em março. Nas análises é verificada a qualidade dos insumos em relação ao conteúdo de nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio. Também são observadas as características necessárias para a aplicação do produto como umidade, uniformidade do tamanho das partículas e densidade.

A fiscalização do DFIA é responsável também pela identificação de possíveis contaminantes em produtos, como metais pesados tóxicos. Essa medida contribui para evitar a degradação do solo e garantir alimentos livres desses resíduos.

 ? Vários tipos de fertilizantes estão à disposição dos agricultores, atendendo às diferentes regiões e culturas do Brasil. Os sólidos são aplicados no solo. Os líquidos podem ser usados nas folhas ou na irrigação. Já os inoculantes são misturados às sementes e potencializam a absorção de nutrientes ? explica o coordenador da área de fertilizantes, inoculantes e corretivos do DFIA, Hideraldo José Coelho.

Mais informações no site do Ministério da Agricultura, seção Serviços, fertilizantes/inoculantes/corretivos.

Sair da versão mobile