Nesse primeiro momento, os fumicultores serão capacitados sobre o Mais Alimentos, uma linha de crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia investimentos em infraestrutura para melhorar e aumentar a produção da propriedade rural familiar. Os cursos prosseguem até fevereiro, num total de dez, e irão beneficiar 380 pequenos produtores. Além das atividades de formação, esses agricultores têm acompanhamento de assistência técnica.
O Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco é uma das ações implementadas pelo Governo Federal, desde 2005, e busca alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras.
O Ministério de Desenvolvimento Agrário é o coordenador do Programa, em parceria com organizações governamentais e sociedade civil, e apóia projetos na região Sul e no Nordeste, atendendo cerca de 20 mil famílias. O Centro de Comunitário de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro (CFAC), que irá promover estas capacitações, é um dos parceiros do Programa.
O objetivo do Programa é buscar alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras.