Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fumicultores participam de cursos do Prgrama Nacional de Diversificação do Tabaco

Cursos prosseguem até fevereiro e devem beneficiar 380 pequenos produtoresComeça nesta segunda-feira, dia 25, uma série de cursos do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, nos municípios de Lagarto e Salgado (Sergipe). A primeira atividade será realizada no Povoado Abóboras, Salgado, a partir das 8 horas, e deve reunir 90 pequenos produtores de fumo da localidade.

Nesse primeiro momento, os fumicultores serão capacitados sobre o Mais Alimentos, uma linha de crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia investimentos em infraestrutura para melhorar e aumentar a produção da propriedade rural familiar. Os cursos prosseguem até fevereiro, num total de dez, e irão beneficiar 380 pequenos produtores. Além das atividades de formação, esses agricultores têm acompanhamento de assistência técnica.

O Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco é uma das ações implementadas pelo Governo Federal, desde 2005, e busca alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras.

O Ministério de Desenvolvimento Agrário é o coordenador do Programa, em parceria com organizações governamentais e sociedade civil, e apóia projetos na região Sul e no Nordeste, atendendo cerca de 20 mil famílias. O Centro de Comunitário de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro (CFAC), que irá promover estas capacitações, é um dos parceiros do Programa.

O objetivo do Programa é buscar alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras.

Sair da versão mobile