Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fundação de Proteção Ambiental libera instalação do Oceanário Brasil no Rio Grande do Sul

Complexo conterá diversas alas com a reprodução de habitats naturais de todas as regiões brasileirasA Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) expediu nessa segunda, dia 11, a Licença de Instalação (LI) do Oceanário Brasil - um Complexo Educacional, Científico, Tecnológico e de Desenvolvimento do país, proposto pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Inédito pelas suas proporções em toda a América Latina, o Oceanário Brasil ocupará uma área de 176 hectares, junto ao antigo Terminal Turístico, entre o centro do Balneário Cassino e os Molhes da Barra, na cidad

A LI contempla a implantação do edifício Oceanário, torre mirante de 55 metros de altura, e prédios para alojamento, apoio de serviços e quarentena; além de vias de circulação interna, áreas de estacionamento, espelhos d’água, reservatórios de águas salgada e doce, entre outros. O Oceanário foi planejado para respeitar as demandas ambientais e terá a sustentabilidade como tema importante, por isso prevê a implantação de programas ambientais como monitoramento da qualidade da água superficial e da água subterrânea; de gerenciamento de resíduos sólidos, de resgate da fauna; de educação ambiental, de pesquisa e monitoramento arqueológicos.

Todo o projeto arquitetônico e ambiental está orçado em aproximadamente R$ 140 milhões. O complexo conterá diversas alas, com a reprodução de habitats naturais de todas as regiões do Brasil e ambientes interligados que têm grande importância na manutenção dos ecossistemas. A mostra terá desde o Continente Antártico até os rios da Amazônia, passando pelo Pantanal e, claro, a região Sul do Brasil. Também contará com áreas administrativas, técnicas e científicas.

O reitor da Furg, João Carlos Brahm Cousin, idealizador do projeto, disse está tudo pronto para iniciar as obras.

? Estamos com tudo pronto para iniciar as obras ? afirmou, confirmando as declarações de que tão logo a Furg recebesse a LI, daria início à construção do Oceanário.

A licitação para a primeira fase da construção foi realizada em dezembro de 2009, tendo como vencedora a empresa UNI Engenharia Ltda, contratada por R$ 82,6 milhões.

Sair da versão mobile