Governo de Minas Gerais libera recursos para combate à pobreza rural

Dinheiro será investido em projetos de natureza produtiva, social e de infraestruturaO governo de Minas Gerais autorizou nessa sexta, dia 8, na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, a liberação de R$ 930 mil para 23 convênios de subprojetos do Projeto de Combate à Pobreza Rural do Estado de Minas Gerais (PCPR/MG). Serão beneficiadas 827 famílias de 16 municípios. Os investimentos, não reembolsáveis, são de natureza produtiva, social e de infraestrutura.

Conforme o secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, ressaltou que o grande diferencial do programa é que ele é voltado para os interesses da comunidade, já que são os moradores que definem onde e em que os recursos serão aplicados.

? A comunidade se organiza e elabora um projeto que atenda ao seu interesse. O principal foco do nosso trabalho é essa organização das comunidades em busca do desenvolvimento ? afirma.

Os projetos, desenvolvidos pela sociedade civil organizada com apoio dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cmdrs) e das prefeituras, visam à geração de emprego e renda e melhoria das condições de vida da população das regiões Norte e Nordeste de Minas.

Em Nanuque, no Vale do Mucuri, cidade com 41 mil habitantes, por exemplo, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Pedroso adquiriu, com recursos do PCPR/MG, no total de R$ 61.846,14, uma unidade de resfriamento de leite, que beneficiará 17 famílias.