Hoje, 30% do café consumido pela Tim Hortons é produzido no Brasil, o que equivale a 700 mil sacas exportadas ao ano. Com a visita, a expectativa é de que novos negócios sejam fechados e esse número seja duplicado, chegando a 1,4 milhão de sacas ao ano.
– É muito promissor – afirma Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC).
Segundo ele, o setor está estamos buscando incrementar as exportações de café do Brasil, já que a imagem do país é muito positiva lá fora. Silas Brasileiro participou de uma reunião recente em Miami, nos Estados Unidos, onde a visita foi negociada, e explica que os técnicos virão para ver como é produzido o café e como o país trata os produtores, certificando a qualidade. A agenda está concentrada nas regiões da Zona da Mata, sul de Minas Gerais e Cerrado.
– Tudo vai contribuir para aumentar participação (do país, como fornecedor da rede). É um bom momento para estarmos ligados a eles – aposta o presidente.
A Tim Hortons é uma rede canadense de cafeterias e fast-food, com mais de três mil unidades espalhadas por todas as províncias do país. Em 2014, ela foi adquirida pelo Burger King, criando a terceira maior operadora de fast-food do mundo.