Uma forte chuva acompanhada de granizo atingiu São Sebastião da Grama, no interior de São Paulo, na tarde desta segunda, dia 3, e durou cerca de 40 minutos. Uma propriedade que fica entre São Sebastião da Grama e São José do Rio Pardo teve o cafezal completamente destruído. O produtor João Carlos Spagnoli conta que a plantação de 35 mil pés estava em plena floração.
“Não sobrou nenhuma flor no pé. O granizo matou até galinha que estava solta no terreno. Não deu tempo de nada”, lamenta.
O agrônomo da Casa de Agricultura de São Sebastião da Grama Mário Cunha Resende Neto afirma que o granizo provocou estragos em 100% da produção atingida, pois derrubou toda a florada e desfolhou os pés de café. “Não tem como recuperar agora para a formação do fruto”, diz Resende Neto.
O agrônomo afirma que, a partir da tarde desta terça, dia 4, equipes vão percorrer a região para fazer o levantamento das áreas de cafezais que foram atingidas e quantificar o prejuízo.
Segundo Mário Resende Neto, além de São Sebastião da Grama também houve prejuízos com o granizo em São José do Rio Pardo, Divinolândia, Caconde e Vargem Grande do Sul.
A Rodovia Lourival Londorio de Faria (SP-344), que liga São Sebastião da Grama a São José do Rio Pardo, ficou coberta por pedras de gelo, que, em alguns pontos, atingiram quase um metro de altura.