Ninguém duvida da gravidade da crise e os empresários brasileiros estão preocupados com os reflexos da turbulência global no Brasil, principalmente quanto à redução de crédito. De acordo com o presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, 20% dos recursos que movimentam o mercado do país vêm do Exterior e desde que a crise estourou os recursos pararam de chegar. Para ele, a solução é segurar os gastos.
Mesmo com os problemas enfrentados no cenário internacional, os empresário planejam investir mais no Brasil, apostando no mercado interno.
? Pensando positivo, a hegemonia que existia não existe mais. Nós estamos vivendo uma nova realidade onde as decisões rápidas farão a diferença. O Brasil passou a ser prioridade de investimento e vamos anunciar aquisições porque temos mercado interno forte ? disse Ivan Zurita, presidente da Nestlé e proprietário da Agrozurita.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, participou do evento e esclareceu aos empresários os fundamentos da crise. Segundo ele, a perda total no sistema financeiro mundial chega a US$ 1,4 trilhão e das riquezas no mercado de ações já atinge US$ 33 trilhões. Mas Meirelles voltou a afirmar que a situação está melhorando.