Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Hidrelétricas preocupam região noroeste do Rio Grande do Sul

Construção de duas usinas no Rio Uruguai é tema de audiência públicaCelebradas pelos empregos que geram e criticadas pelo impacto ambiental e desalojamento de famílias, as usinas hidrelétricas serão tema de uma audiência pública nesta quinta, dia 17, em Porto Mauá (RS). Duas usinas ? Garabi e Panambi ? deverão ser construídas no Rio Uruguai, atingindo municípios da fronteira gaúcha com a Argentina, o que está gerando apreensão nas comunidades.

Um estudo sobre as usinas está em fase de conclusão. Porto Mauá será um dos municípios mais afetados. Conforme o prefeito Guerino Pedro Pisoni, a usina de Panambi, prevista para ser construída próximo a Alecrim, alagaria 50% da área urbana e 25% da zona rural do município.

? Nossa cidade está encravada na beira do rio. Vai sumir o Centro, prefeitura, escola, posto de saúde, porto. Vai ser um impacto ambiental e social muito forte. O pessoal está muito apreensivo ? afirma o prefeito.

Desde a década de 70 é discutida a construção de usinas binacionais no Rio Uruguai. Nos anos 80, estudos foram feitos, mas sem levar em consideração aspectos ambientais. Na época, foi identificada a necessidade de construção de três usinas: Roncador, Garabi e São Pedro.

Prefeitos da região e de cidades das províncias argentinas de Misiones e Corrientes devem participar da audiência, além de representantes do Ministério Público Federal e de órgãos ambientais. Os prefeitos receberam informações de órgãos federais para esclarecer a população.

As barragens também preocupam Derrubadas, onde está localizado o Salto do Yucumã, um dos pontos turísticos do Rio Grande do Sul. Embora o governo federal sustente que o salto não será encoberto pelas barragens, ainda há desconfiança.

? Não vimos o projeto ? diz o prefeito Almir Bagega.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, confirma que o Salto do Yucumã não será encoberto pelas barragens. Quanto às demais áreas alagadas, segundo ele, ainda não há definições.

? Será tomado o cuidado para que seja a menor área possível ? explica.

A potência instalada de cada uma das usinas será de cerca de mil megawatts. Garabi terá área alagada de cerca de 500 quilômetros quadrados. Já Panambi, de 200 quilômetros quadrados.

Sair da versão mobile