Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café

Incidência de ferrugem na safra de café pode reduzir produção, diz IAC

Segundo pesquisadores do instituto, este ano a doença está muito agressiva em virtude do clima, com altas temperaturas e chuvas desuniformes

ferrugem cafeeira
Foto: Cidasc

A ferrugem do cafeeiro pode reduzir a produção do Brasil em até 35%, alertam pesquisadoras do Instituto Agronômico (IAC) e do Instituto Biológico (IB), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo. Segundo as pesquisadoras Angelica Prela Pantano, do IAC, e Flávia Rodrigues Alves Patrício, do IB, a doença está amplamente distribuída em todas as regiões produtoras de café no país.

“Nos levantamentos realizados na safra de 2018/2019, causam preocupação as elevadas incidências de ferrugem já em janeiro nas regiões de Campinas, Franca e Caconde. Foi observada a doença, nas áreas sem tratamento, em 44,4% das plantas da cultivar catuaí, em Campinas, em 32% da cultivar mundo novo, em Franca, em de 33% e 53% nas cultivares catuaí e mundo novo, respectivamente, em Caconde,” diz a nota divulgada pelo IAC.

“Este ano a doença está muito agressiva em virtude do clima, com altas temperaturas e chuvas desuniformes. Foi muita chuva em novembro e pouca em dezembro, quando esquentou muito”, afirma Angélica.

Essas condições favorecem a disseminação da ferrugem. Os volumes das chuvas de janeiro foram menores que os esperados em algumas regiões de São Paulo, mas as temperaturas médias mínimas foram maiores do que a média histórica, algo favorável para a doença.

As pesquisadoras dizem que o calor de janeiro pode ter ajudado a conter o progresso da doença, mas alertam que ela pode ressurgir com o clima mais favorável. A orientação é que produtores reduzam o intervalo entre as aplicações de fungicidas se as condições ficarem favoráveis novamente à ferrugem.

“Fazemos essa recomendação especialmente considerando que os uredosporos da ferrugem são bastante resistentes a condições climáticas adversas e que as folhas contendo lesões de ferrugem podem permanecer no campo”, diz Flávia.

Lote de café da Bahia é premiado como melhor padrão de qualidade no país

Sair da versão mobile