Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Instituto Mineiro de Agropecuária realiza mais de mil fiscalizações em 2009

Para facilitar trabalhos das blitzes, IMA conta com veículos equipados com computador de bordo e GPSO Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou 1.022 fiscalizações de trânsito de animais, vegetais, e seus produtos e subprodutos durante o ano de 2009. A meta, de 960 blitzes, foi superada. Cada uma das 20 Coordenadorias Regionais do Instituto realizou pelo menos quatro blitzes por mês. No ano de 2008 foram feitas 792 fiscalizações, superando a meta de 720.

As atividades de fiscalização móvel são constantemente intensificadas para o alcance das metas do Projeto Estruturador Certifica Minas, coordenado pelo IMA. Para facilitar os trabalhos das blitzes, o IMA conta com veículos equipados de computador de bordo e GPS. Os equipamentos permitem a emissão imediata do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), ao sistema informatizado da instituição para verificar a situação dos proprietários, das cargas e das propriedades rurais.

Além disso, cada uma das 16 Barreiras Sanitárias fixas, estrategicamente localizadas nas estradas mineiras, possui um sistema de comunicação em tempo real sobre a situação do trânsito de animais e vegetais.

De acordo com o coordenador de Apoio à Operação Fiscal do IMA, Ronaldo
Miranda, as infrações mais comuns são a falta de documento sanitário, como a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e a Guia de Trânsito Animal (GTA), o mau acondicionamento da carga e o trânsito de produtos clandestinos. No ano de 2009, foram aplicadas 932 multas em decorrência dessas infrações.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, é necessário manter a qualidade e a agilidade das ações de fiscalização no estado. As inspeções são fundamentais para impedir o comércio de produtos irregulares, que representam risco à saúde dos consumidores mineiros, e assim garantir a sanidade agropecuária em Minas Gerais, afirma.

As fiscalizações do transito visam a verificação do cumprimento da legislação de sanidade animal e vegetal no Estado para impedir que os produtos impróprios para venda e consumo, cheguem aos consumidores finais.

As barreiras fixas do IMA funcionam 24 horas por dia, em regime de plantão. A maioria opera junto às barreiras fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda e conta com o apoio das Polícias Militar de Minas Gerais e Rodoviária Federal.

Sair da versão mobile