Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lula abre Cúpula Brasil ? Caricom

Meta do presidente é ajudar a reduzir a desigualdade na regiãoRepresentantes de 14 países estão em Brasília para a primeira Cúpula Brasil ? Caricom (Comunidade do Caribe). A meta do presidente Lula é ajudar a reduzir a desigualdade na região. Destruído pelo terremoto de 12 de janeiro, o Haiti é um dos países que participa da cúpula e vai ser beneficiado por projetos de cooperação assinados durante o encontro.

? Vamos provar que não é preciso ser rico para ser generoso ? afirmou Lula.

O Brasil quer reforçar a presença não só no Haiti, mas em toda a região, atuando em áreas consideradas estratégicas – entre elas, a agricultura e a geração de energia. A Embrapa vai instalar um escritório para atuar no desenvolvimento agropecuário na América Central e Caribe. A data e o local não foram divulgados.

Ao discursar na abertura da reunião, o presidente disse estar convencido de que estão dadas as condições para concluir um acordo entre o Mercosul e o grupo. Ele ressaltou a importância de fortalecer a aliança em busca de uma ordem internacional mais justa e afirmou que no G20 o Brasil busca expressar as demandas da América Latina e do Caribe.

? Temos proposto (no G20) iniciativas para engajar as instituições multilaterais no financiamento de programas sociais e de infraestrutura nos países em desenvolvimento.

A ajuda aos países da América Central, segundo próprio presidente Lula, serve também para corrigir a diferença nas relações comerciais. Dos R$ 5,2 bilhões negociados com os países do Caribe em 2008, R$ 4,4 bilhões foram exportações brasileiras. Frango, leite, bovinos, açúcar e combustíveis estão entre os principais produtos.

Sair da versão mobile