O Estado de Minas Gerais vai receber o maior número de radares fixos: serão 197, concentrados nas BRs 040, 262 e 116. Santa Catarina vem na sequência, com mais 112 pardais, seguida do Estado de Goiás, onde serão instalados 89 controladores de velocidade. Para as áreas urbanas estão sendo licitadas 1.138 barreiras eletrônicas. Algumas delas terão um dispositivo especial, que também vai funcionar nos pardais.
? Isso vai gerar uma informação para um banco de dados localizado no posto da polícia ou em algum outro ponto fiscal. Lá vai se saber se o veículo tem problema de documentação, multa, se não é um veículo clonado, veiculo roubado ? afirma o coordenador de Operações Rodoviárias do Dnit, Luiz Cláudio Varejão.
Nos perímetros urbanos, mais 452 dispositivos serão instalados nos semáforos mais movimentados para flagrar os veículos que cruzarem o sinal vermelho ou invadirem a faixa de pedestre. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trasportes, quando todos os equipamentos estiverem funcionando, devem gerar 3,4 milhões de multas a mais por ano, uma a cada nove segundos. Para quem ultrapassa o limite de velocidade, o prejuízo pode chegar a R$ 574,61. Mas o coordenador de Operações Rodoviárias do Dnit diz que o objetivo não é a arrecadação.
? Mortos e feridos, é isso que a gente espera reduzir. De 60% a 70% dos acidentes forem reduzidos onde os equipamentos foram instalados.