Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso do Sul deve ter maior quebra de produtividade do Brasil

Previsão é de colher cerca de um milhão de toneladas de grãos a menosA última estimativa da safra 08/09, divulgada na segunda, dia 9, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou uma previsão que preocupava os agricultores de Mato Grosso do Sul. O Estado deve registrar uma das maiores quebras de produtividade de todo o Brasil, colhendo cerca de um milhão de toneladas de grãos a menos do que na safra passada.

O produtor Antenor Caríssimi plantou 320 hectares de soja. Até o momento, 20% já foram colhidos e, por enquanto os números, não são nada animadores. A média deve ser de 43 sacas por hectare, cinco sacas a menos do que na safra passada. O prejuízo é de pelo menos R$ 400 por hectare.

A falta de chuvas é um dos principais motivos da queda da produtividade das lavouras do Estado. Uma quebra que, segundo a Conab, deve chegar a 500 mil toneladas de soja. E não foi apenas este grão que registrou perdas. Outras culturas também tiveram desempenhos piores do que na safra passada.

De acordo com o superintendente regional da Conab, Alfredo Sérgio Rios, as produções de algodão e de milho primeira safra também ficaram menores este ano. Com este cenário, o volume de grãos e fibras produzidos em Mato Grosso do Sul deve ser reduzido em quase 12%, o que corresponde a um milhão de toneladas.

? Esta queda é uma das maiores registradas nesta safra no Brasil. Será prejuízo certo para os agricultores que investiram e não conseguiram colher como o esperado ? afirma Rios.

Para a safrinha de milho, que já começou a ser plantada, a previsão até agora também não é animadora. A estimativa é de que a área cultivada seja 12% menor do que no ano passado, o que pode provocar uma redução de 400 mil toneladas no volume produzido.

Sair da versão mobile