Uma possibilidade de novos negócios para a agropecuária brasileira. Esta é a expectativa do presidente do Movimento Nacional de Produtores (MNP) com relação ao novo governo norte-americano. A torcida do presidente da instituição, João Bosco Leal, é para que Obama atue decisivamente em assuntos que hoje são um entrave para o aumento das exportações para os Estados Unidos como, por exemplo, os subsídios agrícolas.
? O governo democrata sempre se mostrou mais aberto ? afirma.
Já o vice-presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), Carlos Eduardo Dupas, espera que ocorram mudanças políticas que possam trazer reflexos positivos para o setor de energia renovável, o que seria uma boa notícia para produção brasileira de etanol.
Para Laucídio Coelho Neto, presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul ), em tempos de crise, as decisões de Obama serão fundamentais para determinar os novos rumos da economia internacional.
? A economia americana é essencial para o andamento dos negócios no mundo. Obama terá que atuar rapidamente para evitar o aumento da crise. Se os EUA conseguir avançar economicamente, o mundo acompanhará e com isso as exportações brasileiras tenderão a crescer.