O assentamento, batizado como Hebert de Souza, será implantado no município de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, terá capacidade para abrigar 261 famílias. O local, de 5,9 mil hectares, integrava a área do imóvel rural Complexo Jiquiri Padre Cícero, vistoriado pela primeira vez pelo Incra em 2007. Alvo de longa disputa judicial, a propriedade, palco de diversos conflitos entre fazendeiro e agricultores acampados, foi desapropriada pela Superintendência Regional da autarquia, em Sergipe, em 2009.
Com a conclusão dos trabalhos de demarcação de lotes e da área de reserva legal do assentamento, o local terá sua agrovila e as futuras unidades produtivas distribuídas aos agricultores sem terra que reivindicavam a posse do imóvel.
O projeto Hebert de Souza é mais uma área de reforma agrária criada a partir de convênio estabelecido entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio do Incra e o governo de Sergipe, responsável pelo assentamento de 1,2 mil famílias de agricultores no território do Alto Sertão Sergipano, no período entre 2008 e 2010.