Já os embarques de bens intermediários aumentaram 34,6% na mesma comparação, sobretudo em semimanufaturados de ferro e aço, ferro fundido, alumínio em bruto, couros e peles, celulose e catodos de cobre. As exportações de manufaturados cresceram 19%, com destaque para óleos combustíveis, laminados planos, polímeros plásticos, veículos de carga, tratores, motores e geradores, máquinas para terraplanagem, açúcar refinado e autopeças.
Em relação à média diária de maio deste ano, as exportações nos oito primeiros dias úteis de junho apresentaram aumento de 3,5%. Nesse comparativo, porém, as vendas de básicos recuaram 2,3%, enquanto as vendas de manufaturados e intermediários cresceram 7% e 20,6%, respectivamente.
Importações
Pelo lado das importações, as compras de US$ 6,78 bilhões nas duas primeiras semanas de junho significaram uma expansão de 20% em relação à média diária de junho de 2010. De acordo com o MDIC, aumentaram os gastos, principalmente, com adubos e fertilizantes (265,1%), plásticos e obras (38,8%), químicos orgânicos e inorgânicos (36,4%), farmacêuticos (29,6%), borracha e obras (28,8%), equipamentos mecânicos (24,1%) e aparelhos eletroeletrônicos (21,5%).