O analista agrícola Chenjun Pan, do Rabobank, avalia que a população de suínos deve aumentar apenas 2%, mesmo com as medidas de incentivo. No ano passado, totalizou 453 milhões de cabeças.
? Não é tão fácil expandir a população de suínos e isso não terá resultados imediatos ? comentou.
Nessa quarta, a China afirmou que iria retomar um programa de 2,5 bilhões de yuans para apoiar produtores de suínos em larga escala. As cotações dos suínos na China vêm subindo desde março de 2010, alcançando um recorde de 23,61 yuans/kg em junho, 57% acima do nível registrado um ano antes.
O economista Ting Lu, do Bank of America Merrill Lynch, espera que os preços dos suínos subam um pouco mais em julho, enquanto a inflação dos suínos alcançará cerca de 60% em um ano, começando a cair em agosto, com o aumento da oferta. Além do investimento de 2,5 bilhões de yuans, o governo afirmou que vai fornecer um subsídio de 100 yuans por fêmea, para estimular a reprodução.
Pan explicou que essa medida vai, na verdade, expandir incentivos já existentes, destinados apenas a “matrizes de qualidade”. A China também se comprometeu com subsídios à imunização de suínos e com outras medidas para supervisionar possíveis problemas causados pelo rápido crescimento do rebanho. Os preços do suíno magro na Chicago Mercantile Exchange subiram 1,7% ontem, para 99,6 cents/lb.