Conforme comunicado da empresa de origem alemã, a meta é ampliar a presença dos produtos das marcas Melitta e Bom Jesus, principalmente no Sul e no Estado de São Paulo. A Melitta também aposta em Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Distrito Federal e a Região Nordeste. Esses mercados representaram aproximadamente 10% do faturamento do portfólio Melitta em 2010.
? Pretendemos apoiar todos nossos produtos nessas regiões e crescer acima de 20% em 2011 ? informa a empresa.
A companhia investirá cerca de R$ 7 milhões em três unidades: fábrica de cafés em Avaré (SP); fábrica de café em Bom Jesus (RS), e fábrica de papel e filtros em Guaíba (RS). Em Avaré, foi aumentada a capacidade de produção em quase 30% com uma nova linha de envase de café a vácuo. A produção de filtros de papel em Guaíba deve crescer quase 10% com novos equipamentos e turnos de produção.
A Melitta espera continuar a crescer e faturar R$ 1 bilhão até 2017. A empresa alcançou em 2010 o oitavo ano consecutivo de crescimento em faturamento (mais 11% sobre 2009). Com esse resultado, a unidade brasileira representou aproximadamente 25% do faturamento do Grupo Melitta no mundo (R$ 3 bilhões), posicionando-se como segundo maior mercado do grupo, que atua em mais de 60 países.
O presidente da Melitta do Brasil, Bernardo Wolfson, informou no comunicado que o faturamento de todos os produtos à base de café em 2010 aumentou 9% ante 2009. Segundo ele, esse crescimento é resultado da expansão geográfica dos cafés Melitta e Bom Jesus, do crescimento do café solúvel no mercado nacional, bem como das exportações para o Mercosul, Europa e outros mercados.
O faturamento total dos produtos para preparo de café (coador de papel, suporte para coador, etc) cresceu 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme Wolfson, o filtro Melitta manteve a liderança no mercado brasileiro com cerca de 45%, com o crescimento de 1,4 pontos de participação ante 2009.