O estado do Espírito Santo amanheceu nesta quarta-feira, dia 22, com um protesto contra a importação de café conilon. Produtores de diversas regiões se reuniram nas proximidades de Jaguaré e fecharam a BR 101.
Até o momento, não existem informações sobre o número de pessoas que participam do ato. Os manifestantes acreditam que a possível importação do conilon é prejudicial aos produtores brasileiros. Na última sexta-feira, o estado de Rondônia realizou uma manifestação com a mesma pauta.
Anúncio da suspensão
Em resposta às intensas dicussões do setor, o presidente Michel Temer optou pela suspensão provisória da importação de café. A decisão foi tomada na noite desta terça-feira, dia 21, seguida do anúncio oficial do governo.
A medida foi tomada após a intervenção do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, que mais cedo havia recebido em seu gabinete uma comitiva de parlamentares do Espírito Santo, Rondônia e Bahia, onde protestos também estavam marcados.
Na reunião, parlamentares apresentaram dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) garantindo que os estados produtores possuem estoques de café suficientes para abastecer o mercado nacional, sendo essa uma medida prejudicial à todos os produtores.
O ministro Blairo Maggi não se manifestou sobre o assunto.