O analista de Comercio Exterior do Ministério da Agricultura, Adilson Farias, salienta a importância do seminário, realizado sete vezes ao ano.
? O AgroEx foi criado em 2006 e já levou informações ligadas à exportação a mais de dez mil participantes no Brasil. Nossa expectativa é informar mais duas mil pessoas em 2011 ? afirma.
Trata-se de uma oportunidade para informar os produtores de que é possível obter sucesso nas exportações de outros produtos, além das commodities, como, por exemplo, a abóbora cultivada em Paracatu, que é exportada para a Argentina.
Durante o seminário serão abordados temas como as oportunidades e os desafios para a exportação do agronegócio brasileiro, a importância das indicações geográficas como estratégia de agregação de valor, o serviço de inspeção federal para produtos de origem animal, além dos requisitos sanitários e fitossanitários no processo exportador.
Podem participar do AgroEx os produtores rurais e representantes de cooperativas, associações, sindicatos, agroindústrias, distribuidores, exportadores e instituições de apoio ao agronegócio.
Exportações
Minas Gerais tem uma participação bastante significativa no agronegócio brasileiro. Produtos como café, complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, cereais e farinha se destacam entre os produtos exportados pelo Estado mineiro no mês de maio deste ano.
O complexo soja, por exemplo, exportou 181 mil toneladas em maio deste ano. Se comparado com o mesmo período do ano passado, percebe-se uma variação positiva de 48,7 % no volume embarcado. As carnes produzidas em Minas também obtiveram aumento. Foram exportadas 31 mil toneladas enquanto, em maio de 2010, o volume foi de 26,7 mil toneladas.