Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura descobre fraude no setor de milho

Compradores exigiam dos produtores devolução de dinheiro após leilões de PEPFiscais do Ministério da Agricultura descobriram, segundo relatórios, práticas fraudulentas em operações de pagamento de bônus pelo governo a compradores de milho. O esquema envolve o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), um programa em que o governo estabelece que os compradores agrícolas devem pagar, por leilão, um preço mínimo, acima do valor de mercado, aos produtores rurais para adquirir e transportar o milho.

Em troca, pelo pagamento a mais, os compradores recebem do governo um subsídio para compensar a diferença de preço. Os relatórios informam que esses compradores, após o leilão, exigem dos produtores a devolução dessa diferença por fora. Ou seja, recebem duas vezes, uma do governo e outra dos produtores. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao ministério, recebeu os relatórios sobre as fraudes entre maio e dezembro de 2010 e mesmo assim autorizou o pagamento do prêmio.

Desde o começo de 2010 até hoje, pelo menos R$ 236 milhões foram pagos aos compradores como prêmio por adquirir milho pelo preço do governo. Mais cerca de R$ 500 milhões faltam ser liberados, segundo o sistema eletrônico da Conab. Um dos objetivos do PEP é incentivar o escoamento da produção, até o destino, e garantir preço razoável aos produtores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sair da versão mobile