Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura dispõe padrões para produção do café em consulta pública

Padrão para sementes e mudas pode evitar possíveis prejuízos futurosO texto base de instrução normativa para determinar normas de produção e comercialização de sementes e mudas de cafeeiro (Coffea spp) está em consulta pública por 60 dias desde essa quinta, dia 1º. A Portaria nº 147 permite que a proposta, elaborada pela Coordenação de Sementes e Mudas (CSM), do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, receba sugestões dos setores envolvidos, de pesquisadores e da população.

O documento traz as exigências que o produtor deve cumprir para se inscrever no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Entres estes estão os procedimentos para a inscrição dos campos de produção e as obrigações a serem cumpridas durante todo o processo de produção desses materiais.

? Com a edição das normas e padrões, o produtor vai colocar no mercado sementes e mudas com identidade e qualidade comprovadas, evitando autuações e penalidades previstas na fiscalização do Ministério da Agricultura ? explica o coordenador substituto do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, Agwagner Dutra.

O projeto também prevê padrões de identidade e de qualidade para os materiais de propagação do cafeeiro, como, por exemplo, porcentagem de impurezas, germinação, tipos de sementes toleradas e proibidas, número máximo permitido de sementes de outras espécies.

A aprovação da norma também trará benefícios ao comprador das sementes e mudas de café. Para Dutra, a aquisição e uso de sementes ou mudas produzidas sob padrões determinados pelo governo federal pode evitar prejuízos futuros, tais como plantas doentes.

As sugestões devem ser tecnicamente fundamentadas e encaminhadas, por escrito, para a Coordenação de Sementes e Mudas do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas no e-mail csm@agricultura.gov.br ou para o endereço: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, Sala 340, CEP 70.043-900, Brasília ? DF.

 

Sair da versão mobile