Ministério da Agricultura indica regras para plantio de palma forrageira, mamão e caju | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura indica regras para plantio de palma forrageira, mamão e caju

Zoneamento aponta municípios aptos para as culturas no RN, MA e PIO zoneamento agrícola para as culturas de palma forrageira, no Rio Grande do Norte, de mamão, no Maranhão e Piauí, e de caju, no Maranhão, ganhou uma definição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As Portarias nº 302 a 305, que trazem as normas, foram publicadas nesta quinta, dia 9, no Diário Oficial da União. O estudo do ministério aponta os municípios que apresentam as melhores condições de plantio para as espécies, como características do solo e clima.

A palma forrageira é uma cultura permanente muito utilizada para alimentação animal na região Nordeste. Multiplicada por meio de mudas, necessita de pouca água, tornando-se alternativa de forragem no semiárido. Os tipos mais comuns são a doce, a gigante e a redonda.

O mamão é originário da América Tropical. O Brasil é o maior produtor mundial dessa fruta, colhendo uma média de 1,89 milhão de toneladas por ano. Cultivado em quase todo o território, tem três variedades principais: comum, papaia e formosa. Os elementos climáticos que mais influenciam o mamoeiro são temperatura, umidade do ar e quantidade de água disponível durante o ciclo da cultura.

Já o caju assume papel cada vez mais significativo na economia nordestina, especialmente pelo aumento da demanda da castanha. O cajueiro é uma planta tropical, que exige condições de temperatura entre 22ºC e 32ºC, muita luminosidade e altitude inferior a 600 metros.

Sair da versão mobile