A expectativa de público para esta edição é de mais de 80 mil visitantes e dois mil expositores de diversos países. O pavilhão brasileiro, com cerca de 360 metros quadrados, contará com a participação de mais de 40 empresas dos setores de carnes, café, cachaça, suco de frutas, vinho, mel, massas e biscoitos, chocolates, pescados, além de produtos da Amazônia, como pimenta, palmito, guaraná, açaí e demais frutas da região. O evento é voltado para público especializado e atrai compradores do setor de alimentos do Japão e outros países asiáticos, incluindo varejistas, atacadistas, supermercados, importadores de bebidas, serviços de alimentação e outros.
Em 2011, a feira teve a participação de 64 países em mais de dois mil estandes internacionais e recebeu aproximadamente 75 mil visitantes, entre eles, mais de 7,3 mil compradores internacionais de países como Coréia (47%), Taiwan (16%), China (13%), Tailândia, Hong Kong, Cingapura e outros países da costa asiática.
– Além de excelente oportunidade para a realização de negócios, a participação em eventos internacionais como este é de grande importância para promover a imagem de nossos produtos e prospectar novos mercados – destaca o diretor de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira.
Atualmente, os produtos que o Brasil mais exporta para o Japão são frango in natura (US$ 1,3 bilhão), café verde (US$ 671,05 milhões), soja em grãos (253,8 milhões). No total, em 2011 as vendas externas do agronegócio para o Japão renderam US$ 3,5 bilhões, 45% a mais que o registrado em 2010, com US$ 2,4 bilhões.