Monitoramento de resíduos de agrotóxicos será abordado em encontro no RS

Brasil vem impulsionando encontros anuais com o objetivo de avançar na qualidade dos insumos agrícolasDebates sobre o controle e fiscalização de agrotóxicos e os procedimentos realizados, além da discussão sobre as leis e normatizações de cada Estado sobre agrotóxicos são pautas do 9º Encontro Regional de Fiscalização e Seminário Nacional de Agrotóxicos que ocorre em Porto Alegre, capital do RS, com início nesta terça, dia 5, até quinta, dia 7. Promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Brasil vem impulsionando encontros anuais entre os técnicos dos serviços oficiais, com o objetivo de avançar na qualidade dos insumos agrícolas e, assim, evitar problemas ambientais e garantir a segurança do alimento. Da conferência de Porto Alegre, que agrega representantes dos três Estados da região Sul e dos três da região Centro-oeste, mais o Distrito Federal e os quatro Estados da região Sudeste, sairá a Carta Regional que será levada ao Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa). 

O país foi dividido em três regiões para melhor estudar as peculiaridades de cada território. O encontro nacional deste ano ocorre nos dias 23 e 24 de maio, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Entre os expositores do regional estão Vera Lúcia Amaral de Oliveira Pereira, de Minas Gerais; Luís Rangel, do Mapa; Dílson Zamariolli, de São Paulo e Rita de Cássia Grasselli, da Seapa/RS.

A conferência regional tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação das Empresas Nacionais de Defensivos Agrícolas (Aenda), Associação Nacional dos distribuidores de insumos agrícolas e veterinários (Andav),  Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (SINDAG). A programação pode ser conferida no site da Seapa.