Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MPT encontra irregularidades em fazendas de café de São Paulo

Operação constatou que trabalhadores faziam sua jornada sem acesso à água potável, banheiros e a kits de primeiros socorros

Fonte: Cléverso Beje/Faep

O Ministério Público do Trabalho (MPT) constatou infrações em quatro fazendas vistoriadas na Operação Café Amargo, que teve como alvo propriedades localizadas em São Paulo, próximas à divisa com o Paraná. Em nota, a instituição diz ter encontrado 128 funcionários sem registro em carteira e três menores trabalhando na colheita de café. O MPT ressalta que estes trabalhavam sem acesso a água potável, banheiros e a kits de primeiros socorros.

Em Piraju (SP), duas fazendas não forneciam toldos de proteção contra condições climáticas adversas nem mesas e cadeiras para descanso e refeições dos funcionários. Os trabalhadores também não dispunham de equipamentos de proteção individual (EPI) e marmita térmica. Estes foram admitidos sem exame médico e eram transportados diariamente em veículos irregulares, cujos motoristas não tinham habilitação específica para conduzi-los.

O MPT afirma que os trabalhadores estavam há mais de três meses nessa condição. As demais irregularidades foram constatadas em uma fazenda que também fica em Piraju e outra em Cerqueira César (SP).

Os proprietários das fazendas firmaram Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para regularizar as infrações. Caso o acerto seja descumprido, a multa diária estabelecida é de R$ 200. A TAC também prevê que trabalhadores sem registro sejam formalizados e que seja paga indenização individual de R$ 915 a cada um dos funcionários. 

Sair da versão mobile