Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nova taxa de juros do Funcafé acompanha evolução da Selic, diz Abic

Taxa subiu de 7,5% para 10,5% a partir de 1º de julhoO diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, disse nesta quarta, dia 3, que já era aguardado o aumento da taxa de juros do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para as agroindústrias do setor, que subiu de 7,5% para 10,5% a partir de 1º de julho, conforme determinou o Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Fonte: Guilherme Antonio/Arquivo Pessoal

– Havia rumores de que subiria (taxa de juros) – afirmou.

Segundo ele, o ajuste era esperado porque os juros do Funcafé vêm acompanhando a evolução da taxa básica (Selic), “que tem aumentado continuadamente”, informou. Nesta quarta-feira termina reunião de dois dias do Comitê de Política Monetária (Copom), com expectativa de aumento de 0,50 ponto porcentual para a Selic, de 13,25% para 13,75%. Conforme Nathan, não haveria como manter esse descasamento, entre os juros do Funcafé e a taxa básica.

Com relação aos recursos consignados no Orçamento Geral da União para o Funcafé, Nathan observou que “os volumes foram distribuídos por consenso da cadeia produtiva”.

O presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, considerou compreensível a elevação dos encargos financeiros nas operações do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

– Entendemos que a elevação ocorrida reflete a realidade do atual cenário econômico do Brasil – informa o dirigente.

O CNC informou, ainda, que o Ministério da Agricultura tornou público que contratará instituições financeiras integrantes do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) para atuarem como agentes na aplicação e na administração de recursos do Funcafé. As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 10 de junho de 2015.

Sair da versão mobile