Nesta quinta, dia 6, mais 3 mil toneladas de café serão colocadas a venda em dois leilões eletrônicos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), detalhados nos avisos 180 e 181. O produto é do tipo arábica em grãos e está estocado em armazéns de São Paulo e Minas Gerais.
Estas ofertas regulares de café arábica estão previstas para ocorrer até o final do ano e fazem parte da estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em atuar na regulação do mercado interno, devido à elevação dos preços do produto. Técnicos da Companhia acompanham diariamente o comportamento do café no mercado.
Na última semana de setembro, a Conab vendeu 4,18 mil toneladas de café arábica oferecidas em outros três leilões, que aconteceram no dia 22 de setembro. As operações arrecadaram mais de R$ 31,73 milhões. O produto pertence aos estoques do programa de Contrato de Opção do governo federal.
Os interessados em participar dessas operações devem estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi), entre outras exigências detalhadas nos editais.